A ideia é criar um pequeno triângulo invertido de luz na bochecha humana, oposto a fonte de luz. Isso é muito lisonjeiro (especialmente para pessoas com estrutura proeminente da bochecha) e era usado frequentemente em retratos antigos de Hollywood. É importante garantir que você receba luzes de captura em ambos os olhos.

Onde devemos aplicar?

Essa técnica funciona bem em faces completas ou arredondadas (porque acrescenta definição e afina a face), mas geralmente não é uma boa escolha para faces estreitas. Alguns fotógrafos da “velha escola” referem-se à iluminação de Rembrandt como “masculina” e alguns retratistas da velha escola insistem que uma mulher nunca deve ser iluminada com a iluminação de Rembrandt. Como o próprio Rembrandt pintou mulheres usando iluminação básica de Rembrandt, você pode presumir com segurança que essa “regra” é uma diretriz, na melhor das hipóteses.

Onde ela se encaixa em outras técnicas?

Essa é uma das cinco configurações básicas de iluminação usadas na fotografia de retrato de estúdio, os outros são Broad, Short, Split Portrait e Butterfly. Há duas coisas que compõem a iluminação de Rembrandt: uma luz na metade do rosto do sujeito e um triângulo de luz no lado sombreado do rosto. Tecnicamente, a sombra do triângulo não deve ser mais larga que o olho e não mais que o nariz. O que distingue a iluminação Rembrandt da simples iluminação curta é o triângulo de luz.

Este método pode ser considerado simplesmente uma variação de iluminação curta. Quando a iluminação é tal que a sombra do nariz atinge o lado sombreado do rosto e forma um triângulo no lado curto do rosto, é chamada de iluminação de Rembrandt.

Foto Sam Sacramento

Configuração

Em seu nível mais básico, esse método de iluminação é construído com uma única fonte de luz posicionada a aproximadamente 45 graus do objeto e um pouco mais alta que o nível dos olhos, iluminando o lado da face que está mais distante da câmera. Essa única fonte de luz é frequentemente complementada com um refletor ou uma segunda luz posicionada aproximadamente 45 graus em relação ao lado sombreado da face e ajustada em ½ a potência da fonte de luz principal (chamada de luz da tecla). Isso é usado para levantar as sombras no lado mais escuro da face.

Conclusão

A iluminação Rembrandt é uma configuração de iluminação simples e eficaz para uma ampla variedade de assuntos e é fácil de dominar (rapidamente). É possível usar uma única unidade de flash difusa e um refletor caseiro, assim como a própria luz de janela.

Por Sam Sacramento.