O Cinema e a fotografia sempre estiveram juntos. No século 19 os primeiros registros fotográficos surgiram, mas para o fotógrafo inglês Eadweard Muybridge faltava algo, ele estava à frente de seu tempo. O fotógrafo criou uma seqüência de 24 imagens que aceleradas em sua visualização passavam a impressão de que um determinado corpo estava se movimentando. Surge aí a base para o cinema.

Na fotografia moderna muitos fotógrafos buscam inspiração no cinema. O departamento de Fotografia no cinema é responsável por tudo que aparece visualmente para o público final. O departamento de fotografia define todo o conjunto de construção das imagens de um filme. O que a pré produção escolher para o desenrolar do filme, a direção de fotografia colocará a linguagem visual, utilizando-se de recursos técnicos como: os tipos de lentes e equipamentos, o foco de cada cena, o enquadramento, as temperaturas de cores, movimentação de câmeras, filtros, etc.

O diretor de fotografia e sua equipe dão coerência à proposta que o filme necessita em toda sua criação. Um filme de terror ou suspense utilizam muito a luz dividida no semblante dos atores para enfatizar drama às imagens. Além de usar paleta de cores mais azuladas e esverdeadas para trazer o clima de suspense e medo característicos desses gêneros.

O remake do filme Mad Max rodado em 2017 tem cores quentes por ter sido rodado no clima quente de um deserto. Essas cores devem andar de comum acordo com a proposta do filme. O diretor de fotografia define a melhor paleta de cores para transmitir um produto final impactante e visualmente passar suas idéias ao filme.

Na película, O Filme da Minha Vida, Selton Mello, ao lado do emblemático Diretor de Fotografia Walter Carvalho, construiu visualmente a sensação sulista, com quê melancólico e texturas apaixonantes. Walter, por sua vez, enquadrou planos abertos estonteantes, que mais pareciam obras de arte do que um lugar real. A cor do filme também merece crédito, por seguir a sensação de ferrugem do maquinário presente no filme. *

“A conversa da paleta de cor começou com a casa que encontrei durante a viagem técnica”, revela Selton, comentando sobre o clima chuvoso que enfrentou no sul ao longo dos três dias que ficou lá com Walter. “Estávamos andando na chuva entre algumas construções de noite, quando a vi. Parei, tirei uma foto e a partir daquela imagem terminei o roteiro.” Depois do esforço, o diretor mostrou a casa para a equipe de scouting, que logo a encontrou. Ao visitar o interior da propriedade, as mesmas cores se revelaram: dourado oxidado por todas as paredes e cores mais densas guiaram as tonalidades do longa. *