Na fotografia se fala muito em simetria e composição, mas afinal, o que é isso?

Foto: Sam Sacramento

Vamos lá, começando com simetria devo dizer que estamos cercados por ela, tanto naturais quanto feitos pelo homem. Elas podem produzir composições muito atraentes, particularmente em situações em que não são esperadas.

Já o termo “composição” aplica-se não apenas às artes visuais, mas à música, dança, literatura e praticamente qualquer outro tipo de arte. Em certos contextos, como a escrita, esse termo pode não ser tão amplamente usado, mas é igualmente válido. Em primeiro lugar, “composição” descreve a colocação de objetos e elementos relativos em uma obra de arte. Dificilmente há uma maneira de enfatizar a importância da composição. Qualquer aspirante a artista deve dar muita atenção à composição do seu trabalho. Uma boa composição é aquela que tem detalhes suficientes e requer bom equilíbrio. É melhor garantir que todos os elementos presentes sejam necessários para a ideia ou a história que você está tentando transmitir.

O que é simetria e composição na fotografia?

Agora que conhecemos a definição geral de ''simetria e composição”, não é muito difícil descobrir seu uso na fotografia. Simplificando, compor uma imagem significa organizar elementos dentro dela de uma forma que se adapte melhor à ideia ou meta principal do seu trabalho.

A composição é uma forma de guiar o olhar do espectador para os elementos mais importantes do seu trabalho, às vezes, em uma ordem muito específica. Uma boa composição pode ajudar a fazer uma obra-prima mesmo com os objetos e assuntos mais maçantes nos ambientes mais simples. Por outro lado, uma má composição pode arruinar uma fotografia completamente, apesar de quão interessante o assunto possa ser.

Distância focal, abertura, ângulo em que você escolhe posicionar sua câmera em relação ao seu assunto também afeta muito a composição. Por exemplo, a escolha de uma abertura mais ampla embaçará o fundo e o primeiro plano, diminuindo efetivamente a importância dos objetos colocados ali. Também será mais comum que resultem em sombreamento de canto mais visível (vinheta), que ajudará a manter o olho do espectador dentro do quadro por mais tempo. Por outro lado, o fechamento da abertura trará mais objetos para o foco, o que, por sua vez, pode resultar em melhor equilíbrio da imagem. Um fotógrafo experiente usará todos os meios disponíveis para alcançar o resultado desejado.

Existem padrões simétricos ao nosso redor se apenas aprendermos a vê-los. Enfatizar e destacar esses padrões pode levar a fotos impressionantes.

Uma foto simétrica com forte composição e um bom ponto de interesse pode levar a uma imagem impressionante - mas sem o forte ponto de interesse, pode ser um pouco previsível.

Para finalizar sempre falo que não existem regram exatas, a fotografia é uma arte e podemos sim sair do esperado usando a criatividade, desde que seja algo agradável ou que transmita alguma mensagem.

Por Sam Sacramento.